Toda ascensão exige esforço, adaptação e sacrifício.
Toda queda resulta em prejuízo, desencanto e recomeço.
Trabalha-te interiormente, vencendo limite e obstáculo, não considerando
os terrenos vencidos, porém, fitando as paisagens ainda a percorrer.
A tua reforma íntima te concederá a paz por que anelas e a felicidade que desejas.
Joanna de Ângelis (espírito), psicografia de Divaldo Franco. Livro: Vigilância.
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Entrevista com Dora Incontri
Entrevista com Dora Incontri Coord.. Geral da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita.
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
SEMINÁRIO ESPÍRITA SEMINÁRIO ESPÍRITA
TEMA:
“MEDIUNIDADE E REUNIÕES
MEDIÚNICAS”
EXPOSITOR:
OTÁVIO PEREIRA – FEP
LOCAL: SEDA –
Sociedade Espírita 18 de Abril – Rua 108 nº 395 Jd. Paulista
DATA: 11 DE
MARÇO
HORÁRIO: 14h
ÀS 18h
OBS: TEREMOS
VENDA DE LANCHE NO LOCAL!
CONTATO:
88950134 / 34373221 - Leninha
PARTICIPE!
LUZ NA LÂMPADA
Rogamos aos companheiros de serviço terrestre socorrerem os irmãos transviados nas trevas, sem se deixarem influenciar por eles. Amparar o doente sem absorver-lhe a enfermidade. Ouvir os infelizes e consolá-los, contudo, entregá-los ao Senhor porque apenas o Senhor possui recursos suficientes para guiá-los e nutri-los, renová-los e restabelecê-los como é preciso.
Batuíra (espírito), psicografia de Francisco Cândido Xavier. Livro: Mais Luz
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
“Tende paz entre vós
TENHAMOS PAZ
.” – Paulo. (I Tessalonicenses, 5:13).
Se não é possível respirar num clima de paz perfeita, entre as criaturas, em face da ignorância e da belicosidade que predominam na estrada humana, é razoável procure o aprendiz a serenidade interior, diante dos conflitos que buscam envolvê-lo a cada instante.
Cada mente encarnada constitui extenso núcleo de governo espiritual, subordinado agora a justas limitações, servido por várias potências, traduzidas nos sentidos e percepções.
Quando todos os centros individuais de poder estiverem dominados em si mesmos, com ampla movimentação no rumo do legítimo bem então a guerra será banida do Planeta.
Para isso, porém, é necessário que os irmãos em humanidade, mais velhos na experiência e no conhecimento, aprendam a ter paz consigo.
Educar a visão, a audição, o gosto e os ímpetos representa base primordial do pacifismo edificante.
Geralmente, ouvimos, vemos e sentimos, conforme nossas inclinações e não segundo a realidade essencial.
Registramos certas informações, longe da boa intenção em que foram inicialmente vazadas, e, sim, de acordo com as nossas perturbações internas. Anotamos situações e paisagens com a luz ou com a treva que nos absorvem a inteligência. Sentimos com a reflexão ou com o caos que instalamos no próprio entendimento.
Eis porque, quanto nos seja possível, façamos serenidade em torno de nossos passos, ante os conflitos da esfera em que nos achamos.
Sem calma, é impossível observar e trabalhar para o bem.
Sem paz, dentro de nós, jamais alcançaremos os círculos da paz verdadeira.
Emmanuel (espírito)
Psicografia de Chico Xavier. Do livro: Pão Nosso
terça-feira, 21 de fevereiro de 2012
PSICOLOGIA DA GRATIDÃO
A gratidão significa reconhecimento agradável por tudo quanto se recebe ou lhe é concedido.
A ciência da gratidão surge como a mais elevada expressão do amadurecimento psicológico do indivíduo, que o propele à vivência do sentimento enobrecido. Desse modo, é necessário ao indivíduo abrir espaço para as emoções afim de que o amor se manifeste em forma de bondade e de gentileza para com os outros, caracterizando o desenvolvimento ético-moral. O amor assinala-se, nessa fase, através do anseio de servir, de contriubuir, de gratular...
Nessa fase, a da gratulação, o significado existencial torna-se relevante, proporcionando a mudança do comportamento egoísta e ensaiando as primeiras manifestações de gentileza, de altruísmo. Portanto, o despertamento para a gratidão inicia-se por uma forma de louvor a tudo e a todos e, assim, a psicologia da gratidão deve ser vivenciada em todos os momentos da existência corporal, pois, sendo filha do amadurecimento psicológico, enriquece de paz e de alegria todo aquele que a cultiva.
Feitas tais considerações, frisa-se que a gratidão é um dos sentimentos mais profundos e significativos, porque não se limita apenas ao ato da recompensa habitual; é mais grandioso ainda, porque traz satisfação e tem caráter psicoterapêutico.
Por conseguinte, todo aquele que é grato, que compreende o significado da gratidão real, goza de saúde espiritual, física, emocional e psíquica, porque sente alegria de viver, compartilha de todas as coisas, é membro atuante na organização social, é criativo e jubiloso.
Sendo assim, quando o Espírito alcança o objetivo do seu significado imortal e entende-o com discernimento lúcido, abençoa tudo e todos, agradecendo-lhes a oportunidade por fazer parte do seu conglomerado. A gratidão deve ser um estado interior que se agiganta e mimetiza com as dádivas da alegria e da paz. Por essa razão, aquele que agradece com um sorriso, uma palavra ou uma oração, com o bem que esparze, é sempre feliz, vivendo pleno.
A busca, portanto, da autorrealização é alcançada a partir do momento em que a gratidão exerce o seu predomínio no self sem nenhuma sombra perturbadora, constituindo-se numa bênção de Deus.
Agradecer o bem que se frui assim como o mal que não aconteceu e, particularmente, quando suceda, fazer o mesmo, tendo em vista que somente ocorre o que é necessário para o processo de crescimento espiritual, conforme programado pela lei de causa e efeito.
Joanna de Ângelis (espírito), psicografia de Divaldo Franco. Livro: Psicologia da Gratidão.
----
O Espiritismo
www.oespiritismo.com.br
A ciência da gratidão surge como a mais elevada expressão do amadurecimento psicológico do indivíduo, que o propele à vivência do sentimento enobrecido. Desse modo, é necessário ao indivíduo abrir espaço para as emoções afim de que o amor se manifeste em forma de bondade e de gentileza para com os outros, caracterizando o desenvolvimento ético-moral. O amor assinala-se, nessa fase, através do anseio de servir, de contriubuir, de gratular...
O Espiritismo
www.oespiritismo.com.br
VI CURSO DINÂMICO –PRÁTICO PARA EDUCADORES ESPÍRITAS INFANTO JUVENIL com o TEMA : A EDUCAÇÃO ESPÍRITA ATRAVÉS DE UMA NOVA PROPOSTA PEDAGÓGICA
A coordenadoria de infancia e juventude da comissão estadual de espiritismo tem o imenso prazer de convidar aos educadores espíritas infantojuvenis para o vi curso dinâmico-prático, e tem como objetivo repassar dicas , técnicas e sugestões através de uma nova proposta pedagógica para a educação espírita infanto juvenil.
Ø Este curso será realizado em 2 momentos e espaços diferentes com intuito de facilitar a participação de todos os educadores do grande recife , não impedindo com isto que independente do local da instituição espírita , que o educador participe na data e local que melhor lhe convier .
· Primeiramente ocorrerá dias 3 e 4 de março de 2012, no INSTITUTO ESPÍRITA SEMEADORES DA FÉ , ENGENHO DO MEIO ( rua por trás do prédio da Sudene, em frente a UFPE), direcionado as áreas geográficas 4 ( Torre, San Martin, Engenho do Meio, Cordeiro, Zumbi , Várzea, Torrões, Camaragibe, etc.) , Ag5 (Afogados, Ipiranga, Jardim São Paulo, Jaboatão, Moreno, etc.) e AG6 ( Brasília Teimosa, Pina , Boa Viagem , Ibura, Jordão, Vila Tamandaré, etc.)
· Nos dia 14 e 15 de abril de 2012 ocorrerá o mesmo curso na COMISSÃO ESTADUAL DE ESPIRITISMO – Rua Iguatu-135- Campina do Barreto – Recife – para as instituições das áreas geográficas 1 , 2 ( centro do Recife, Encruzilhada, Espinheiro, Campo grande, Casa Amarela , Cajueiro, Agua Fria, Fundão, Arruda, Beberibe, etc) Ag3 ( Casa Amarela , Nova Descoberta, Mangabeira, etc.) Ag7 ( Olinda) e Ag 10 ( Paulista, Abreu e Lima , Igarassu , etc.).
· ESTAREMOS REALIZANDO TAMBÉM NOS DIAS 19 e 20 DE MAIO NO AGRESTE E SERTÃO DE PE para as instituições do interior de PE.
Horário: 08:00 às 17:30 hs
Inscrição: R$ 20,00 (incluindo os 2 almoços)
Fones para inscrição e informações : ARLENE: 34272328 / CEE: 30820481
VIRGINIA: 9133-5621 / 9832-4963 / 8768-0392 / 30371814 / cij.cee@gmail.com
domingo, 5 de fevereiro de 2012
Palestra Fluidos segundo os Espíritos
por José Maria Pontes
Baseada na obra de Allan Kardec, e obras psicografadas por Chico Xavier pelos espíritos André Luiz e Emmanuel
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012
Vontade e Evolução
Autor: Léon Denis. Livro: O Problema do Ser, do Destino e da Dor
Querer é poder! O poder da vontade é ilimitado. O homem, consciente de si mesmo, de seus recursos latentes, sente crescerem suas forças na razão dos esforços. Sabe que tudo o que de bem e bom desejar há de, mais cedo ou mais tarde, realizar-se inevitavelmente, ou na atualidade ou na série das suas existências, quando seu pensamento se puser de acordo com a Lei divina. E é nisso que se verifica a palavra celeste: "A fé transporta montanhas."
Não é consolador e belo poder dizer: "Sou uma inteligência e uma vontade livres; a mim mesmo me fiz, inconscientemente, através das idades; edifiquei lentamente minha individualidade e liberdade e agora conheço a grandeza e a força que há em mim. Amparar-me-ei nelas; não deixarei que uma simples dúvida as empane por um instante sequer e, fazendo uso delas com o auxílio de Deus e de meus irmãos do espaço, elevar-me-ei acima de todas as dificuldades; vencerei o mal em mim; desapegar-me- ei de tudo o que me acorrenta às coisas grosseiras para levantar o vôo para os mundos felizes!"
Vejo claramente o caminho que se desenrola e que tenho de percorrer. Esse caminho atravessa a extensão ilimitada e não tem fim; mas, para guiar-me na estrada infinita, tenho um guia seguro, a compreensão da lei de vida, progresso e amor que rege todas as coisas; aprendi a conhecer-me, a crer em mim e em Deus. Possuo, pois, a chave de toda elevação e, na vida imensa que tenho diante de mim, conservar-me-ei firme, inabalável na vontade de enobrecer-me e elevar-me, cada vez mais; atrairei, com o auxílio de minha inteligência, que é filha de Deus, todas as riquezas morais e participarei de todas as maravilhas do Cosmo.
Minha vontade chama-me: "Para frente, sempre para frente, cada vez mais conhecimento, mais vida, vida divina!" E com ela conquistarei a plenitude da existência, construirei para mim uma personalidade melhor, mais radiosa e amante. Saí para sempre do estado inferior do ser ignorante, inconsciente de seu valor e poder; afirmo-me na independência e dignidade de minha consciência e estendo a mão a todos os meus irmãos, dizendo- lhes:
Despertai de vosso pesado sono; rasgai o véu material que vos envolve, aprendei a conhecer-vos, a conhecer as potências de vossa alma e a utilizá-las. Todas as vozes da Natureza, todas as vozes do espaço vos bradam: "Levantai-vos e marchai! Apressai-vos para a conquista de vossos destinos!"
A todos vós que vergais ao peso da vida, que, julgando-vos sós e fracos, vos entregais à tristeza, ao desespero, ou que aspirais ao nada, venho dizer: "O nada não existe; a morte é um novo nascimento, um encaminhar para novas tarefas, novos trabalhos, novas colheitas; a vida é uma comunhão universal e eterna que liga Deus a todos os seus filhos."
A vós todos, que vos credes gastos pelos sofrimentos e decepções, pobres seres aflitos, corações que o vento áspero das provações secou; Espíritos esmagados, dilacerados pela roda de ferro da adversidade, venho dizer-vos:
Não há alma que não possa renascer, fazendo brotar novas florescências. Basta-vos querer para sentirdes o despertar em vós de forças desconhecidas. Crede em vós, em vosso rejuvenescimento em novas vidas; crede em vossos destinos imortais. Crede em Deus, Sol dos sóis, foco imenso, do qual brilha em vós uma centelha, que se pode converter em chama ardente e generosa!
Sabei que todo homem pode ser bom e feliz; para vir a sê-lo basta que o queira com energia e constância. A concepção mental do ser, elaborada na obscuridade das existências dolorosas, preparada pela vagarosa evolução das idades, expandir-se-á à luz das vidas superiores e todos conquistarão a magnífica individualidade que lhes está reservada.
Dirigi incessantemente vosso pensamento para esta verdade: podeis vir a ser o que quiserdes. E sabei querer ser cada vez maiores e melhores. Tal é a noção do progresso eterno e o meio de realizá-lo; tal é o segredo da força mental, da qual emanam todas as forças magnéticas e físicas. Quando tiverdes conquistado esse domínio sobre vós mesmos, não mais tereis que temer os retardamentos nem as quedas, nem as doenças, nem a morte; tereis feito de vosso eu inferior e frágil uma alta e poderosa individualidade!
Fonte : o espiritismo.
INTERMÉDIUM 2012 - Mediunidade e a Educação dos Sentimentos
Evento que será realizado de 21 a 22 de abril, no Teatro Beberibe, do Centro de Convenções de Pernambuco.
Assinar:
Postagens (Atom)