domingo, 30 de novembro de 2008

Estudando a criança



A criança é o Espírito imortal que reinicia sua aprendizagem no mundo, trazendo consigo ao renascer uma bagagem de experiências multimilenárias e, ao mesmo tempo, carregando consigo o germe da perfeição.

     Seu objetivo na Terra: evoluir, desenvolver suas potencialidades interiores, o germe da perfeição que carrega em si mesma como herança Divina.

     Os Espíritos nos ensinam que desde o berço a criança manifesta os instintos bons ou maus que traz de sua existência anterior.

     Ensinam também que as faculdades interiores se manifestam gradualmente, de acordo com o desenvolvimento dos órgãos.

     A manifestação do Espírito necessita ser proporcional à fragilidade do corpinho infantil. (veja O Evangelho Seg. o Espiritismo – cap. VIII-4 e XIV-9)

     A sabedoria Divina dosa os impulsos, regulando-os de tal forma que somente se manifestem de forma gradual, de acordo com o desenvolvimento dos órgãos, permitindo aos pais e educadores trabalharem com esses impulsos que surgem gradualmente, oferecendo estímulos superiores aos ideais nobres que ela está em condições de receber.

     O educador poderá acompanhar o desenvolvimento natural e progressivo da criança, oferecendo-lhe os estímulos necessários, não somente despertando o potencial que se encontra temporariamente “adormecido”, corrigindo impulsos mal direcionados, mas também desenvolvendo, a partir daí, as potências da alma, os poderes latentes do Espírito.


texto retirado http://feig.org.br/mocidade/evang_art03.htm

Nenhum comentário: